sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Como fazer um fenaquistoscópio!

As instruções estão em coreano, mas como uma imagem fala mais que mil palavras...













segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Livro sobre animação de cinesta de Hollywood!!!

Arte gráfica e cinema - "Flicks - how the movies began", de Arnold Schwartzman



 




















"Flicks - how the movies began" é um livro escrito e projetado pelo designer britânico Arnold Schwartzman. É um livro raro, que nunca foi comercializado, já que foi criado para ser oferecido como uma recordação aos convidados da 73ª edição da entrega do Oscar, em 2001, promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. É um livro que presta tributo aos antigos dispositivos ópticos, que criavam a sensação da percepção do movimento em figuras estáticas, baseados no fenômeno da persistência da visão - princípio este que levou à invenção do cinema.






O que torna "Flicks" um livro singular é o fato de que Schwartzman não apenas ilustra, mas recria os dispositivos ópticos (como o taumatróprio, fenaquistoscópio e zootrópio, por exemplo), possibilitando a manipulação dos mesmos pelo leitor, através de recursos de acabamento gráficos (como o pop-up, por exemplo), construindo um fascinante livro-objeto, cujo interesse extrapola o conteúdo textual, já que chama a atenção principalmente para a sua materialidade e estimula o leitor à interação, através da manipulação.

Abaixo, o excelente vídeo de apresentação do livro, criado pelo Broad.cat na ocasião de uma palestra dada por Schwartzman no final do ano passado em Barcelona, no Broad.cat 2010, encontro internacional de design audiovisual.



Flicks - How the Movies Began by Arnold Schwartzman from Broad.cat on Vimeo.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Rítmo de ação e animação alinhada!





ANIMAÇÃO ALINHADA (DESENHAR CADA MOVIMENTO A PARTIR DO INÍCIO, SEGUINDO UMA ORDEM DE PROGRESSÃO) É USADA PARA AÇÕES QUE ENVOLVEM RITMOS NOS MOVIMENTOS DO PERSONAGEM. PODEM EXISTIR VÁRIAS AÇÕES SECUNDÁRIAS SOBREPOSTAS NUM PERSONAGEM E CADA UMA TEM RITMO E TEMPOS DIFERENTES. ELAS SÃO INICIADAS DESIGUALMENTE POR VOLTAS, GIROS E OUTRAS AÇÕES CORPORAIS. É QUASE IMPOSSÍVEL PLANEJAR AS POSES E MUITAS SÃO DESCOBERTAS QUANDO VOCÊ FAZ A ANIMAÇÃO ALINHADA. COMECE COM UM PLANO DE AÇÃO E TRABALHE COM ESBOÇOS, RABISCOS E LINHAS DE AÇÃO; OLHE O MOVIMENTO DO PERSONAGEM COMO UM TODO. MANTENHA POR PERTO UM DESENHO DE REFERÊNCIA DO SEU PERSONAGEM NUM PEDAÇO DE PAPEL PARA ESTAR SEMPRE CONFERINDO OS TAMANHOS E PERSPECTIVAS DA CENA.
UM MÉTODO DE ANIMAR - VISUALIZE A CENA INTEIRA COM POSES DE PROJEÇÃO NOS PONTOS MAIS IMPORTANTES. ENTÃO USANDO ESTES DESENHOS COMO UM GUIA, FAÇA LINHAS DE AÇÃO E ANIME ALINHADAMENTE DO PONTO DE INÍCIO A PARTIR DA PRIMEIRA POSE. QUANDO VOCÊ ESTIVER PERTO DA POSE, USE-A SOMENTE COMO GUIA E NÃO TRABALHE NELA A MENOS QUE ELA SE ENCAIXE NO RITMO DE SUA AÇÃO. NÃO HESITE EM REVISAR; DESCUBRA MELHORIAS A MEDIDA QUE VOCÊ AVANÇA. ESTUDE A CENA ATUANDO VOCÊ MESMO EM FRENTE A UM ESPELHO OU ESTUDE FILMES. FAÇA ESBOÇOS EM MINIATURAS; ANIME A PARTIR DE SUA IMAGINAÇÃO; CRIE. ESBOCE TODOS OS DESENHOS E FAÇA UM "TESTE DE LÁPIS" (ISTO É, FILME OS ESBOÇOS QUE VOCÊ FÊZ).

O princípio da onda: a linha da beleza na animação!





















O RITMO DA AÇÃO NA ANIMAÇÃO É BASEADO NO PRINCÍPIO DA ONDA.  A "LINHA DA CURVA DE BELEZA" (COMO UM "S") SE ANIMA COMO UMA ONDA PARA UMA FORMA OPOSTA DE Z E VOLTA SENDO EMPURRADA OU MANIPULADA DE UM LADO PARA OUTRO.
OS DOIS PRIMEIROS DIAGRAMAS ACIMA SÃO ONDULADOS NA BASE; ENQUANTO QUE OS DOIS ÚLTIMOS SÃO ONDULADOS EM CIMA.
NA ANIMAÇÃO NÓS CONSTRUIMOS O MOVIMENTO A PARTIR DO PRIMEIRO DESENHO E COMEÇAMOS UMA REAÇÃO EM CADEIA DE RITMO DE LINHAS ONDULANDO-SE. USE OS DESENHOS COMO GUIA. ENTÃO QUANDO VOCÊ FIZER O DESENHO, REVISE-O PARA VER SE ELE SE ENCAIXA NA PROGRESSÃO DE ONDAS EM SÉRIE E NA PROGRESSÃO DA ANATOMIA. ESTE PRINCÍPIO SE APLICA A TODAS AS CURVAS ANIMADAS.