quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Animação antes do Cinema


Criado por John Ayrton Paris entre 1824 e 1827, o taumatrópio foi o primeiro brinquedo desenvolvido para a arte de animação. Esse instrumento era composto por um disco de papel com dois furos e dois desenhos (em lados opostos). Nos furos, passava-se uma corda que após várias tranças era esticada fazendo com que o disco girasse rapidamente dando a impressão de que as imagens ganhavam movimentos próprios. A criação partiu baseada na ideia do astrônomo John Herschel, do geólogo William Henry, e da descoberta de Peter Mark Roget que uma imagem permanece na retina por uma fração de segundos. O taumatrópio constituiu no primeiro grande passo para o desenvolvimento das técnicas de animação utilizadas no cinema. Clique aqui para conhecer um pouco mais desta arte.

Conta-se que o primeiro brinquedo que realmente criava a ilusão de movimento foi o fenaquistiscópio, idealizado por Joseph Plateau entre 1828 e 1832; baseado na teoria de que uma imagem fica gravada na retina humana por uma fração de segundos após ser visualizada, a exposição de 10 imagens por segundo cria uma sensação de movimento. Para proporcionar essa ilusão, Plateau utilizava dois discos de papel, presos num dispositivo com dois eixos alinhados. No disco que ficava ao fundo ele desenhava várias figuras e no segundo deixava frestas dispostas na mesma sequência das imagens. Ao girar os discos, o espectador fixava seu olhar nas frestas e devido a rapidez com que os discos eram girados, criava-se a sensação de movimento das imagens. Clique aqui para que possa ter uma idéia mais clara do funcionamento desse dispositivo. Em 1834, William George Horner deu um novo salto no processo de animação ao criar o zootrópio (ou zootropo). Sua criação consistia num tambor com vários cortes ao longo de sua circunferência através dos quais o observador olhava para uma tira com várias sequência de desenhos dando a ilusão ótica de movimentos. Existem vários vídeos que sintetizam a obra de William, dentre eles deixo aqui uma excelente indicação.


Em 1834, William George Horner deu um novo salto no processo de animação ao criar o zootrópio (ou zootropo). Sua criação consistia num tambor com vários cortes ao longo de sua circunferência através dos quais o observador olhava para uma tira com várias sequência de desenhos dando a ilusão ótica de movimentos. Existem vários vídeos que sintetizam a obra de William, dentre eles deixo aqui uma excelente indicação.

Criado e aperfeiçoado por Émile Reynaud em 1877, o praxinoscópio inicialmente era uma simples caixa de papelão com um espelho. Posteriormente ele transformou a criação num complexo jogo de espelhos e uma lanterna de projeção que lançavam a animação em uma tela. Para 15 minutos de animação era necessário centenas de desenhos. Esse processo antecessor do cinema atraía grandes públicos em salas de exposição e ainda sobreviveu por cerca de 5 anos, após a criação do cinema. Para conhecer essa maravilha convido-os a clicar aqui. Divirtam-se! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário