domingo, 25 de setembro de 2011

O zootrópio!



Zootrópio

Também conhecido por  Roda da Vida  esta máquina é uma evolução do fenakistiscópio de Joseph Plateau. Criado em 1833 por W. Horner, o seu nome é a junção de duas palavras gregas, Zôon – Animal e Tropion – girar. Talvez o seu nome venha do fato de os primeiros movimentos nele criados serem de animais. Esta é uma “máquina óptica” que permite criar a verdadeira ilusão de movimento.
Recorta uma tira de cartolina preta. Nela abre 12 janelas todas à mesma distância e com cerca de 3 cm de altura por 3 a 5 mm de largura. Recorta um cilindro com diâmetro idêntico ao comprimento da tira. Cola a tira ao círculo de modo a fazer um cilindro sem uma das faces. Faz um furo no centro da base do disco e cria um eixo – pode ser um palito - que você deve espetar numa meia rolha. A outra meia rolha fixe-a num lápis afiado ou numa caneta. Pronto! O seu zootrópio já está construído.
Agora, corta uma fita de papel, com o mesmo comprimento da primeira, tira e divide, tal como as janelas, em 12 partes iguais. Em cada uma delas desenhe ou cole, formas ou personagens em posições ligeiramente diferentes da anterior.
Coloca a tira dentro do zootrópio, roda e espreita pelas janelas… Surpreendente! … Estão em movimento! Você criou a sua primeira animação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário