quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Câmera Obscura ou Câmera Escura


As origens da FOTOGRAFIA


A fotografia não tem um único inventor, ela é uma síntese de várias observações e inventos em diferentes momentos da história. A primeira descoberta importante para a fotografia foi a Câmara Obscura.
A camera obscura (Lat. câmara escura ou câmera escura) foi uma invenção no campo da óptica e um dos passos mais importantes que conduziram à fotografia; ainda hoje os dispositivos de fotografia são conhecidos como "câmaras".

Na grécia antiga, Aristóteles observou a imagem do sol projetada no chão durante um eclipse, quando os raios solares passavam por um pequeno orifício entre as folhas de uma árvore. Observou também que quanto menor fosse o orifício, mais nítida era a imagem.
Na idade média, um erudito árabe, Ibn al Haitam (965-1038), o Alhazem, observa um eclipse solar com a Câmara Obscura, na Corte de Constantinopla, em princípios do século XI. Nos séculos seguintes a Câmara Obscura se torna comum entre os sábios europeus, para a observação de eclipses solares, sem prejudicar os olhos. Em 1521, Cesare Cesariano, discípulo de Leonardo da Vinci, descreve a Câmara Obscura em uma anotação e em 1545, surge a primeira ilustração da Câmara Obscura, na obra de Reiner Gemma Frisius, físico e matemático holandês.
No século XIV já se aconselhava o uso da Câmara Obscura como auxílio ao desenho e à pintura. Leonardo da Vinci (1452-1519) fez uma descrição da Câmara Obscura em seu livro de notas sobre os espelhos, mas não foi publicado até 1797. Giovanni Baptista della Porta (1541-1615), cientista napolitano, publicou em 1558 uma descrição detalhada sobre a câmera e seus usos no livro Magia Naturalis sive de Miraculis Rerum Naturalium. Esta câmara era um quarto estanque à luz, possuía um orifício de um lado e a parede à sua frente pintada de branco. Quando um objeto era posto diante do orifício, do lado de fora do compartimento, a sua imagem era projetada invertida sobre a parede branca.

Em 1620, o astrônomo Johannes Kepler utilizou uma Câmara Escura para desenhos topográficos. Em 1685, Johan Zahn descreve a utilização de um espelho, para redirecionar a imagem ao plano horizontal, facilitando assim o desenho nas câmaras portáteis.

Podemos construímos uma Câmera Obscura, utilizando papel cartão, papel vegetal e uma lente acoplada sobre o orifício de entrada de luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário