quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Flipbook


Como fazer o seu Flip Book













Os Flip Books são pequenos livrinhos com desenhos em cada página, que quando folheados rapidamente criam a ilusão de movimento. Para quem tem interesse em aprender a fazer animação um ótimo começo é criar seu próprio flip book.




Como fazer o seu Flip Book

Os Flip Books funcionam como o cinema e a animação.  Só podemos visualizar os movimentos nas animações e no cinema devido a chamada “persistência da imagem na retina”. É como se cada imagem que nossos olhos enxergam ficassem uma fração de segundo a mais na memória visual do que o tempo que foi realmente vista. Então, quando vemos uma sequência de imagens passar rapidamente diante de nossos olhos, temos  a impressão que ela está se movendo.
Como Fazer
Para criar o seu Flip Book, você precisa apenas de um bloquinho de papel, lápis e bastante criatividade.  Sugiro para uma primeira tentativa que você imagine uma ação simples, por exemplo, uma planta crescendo; um homem andando. Com o tempo você será capaz de criar flip boks mais elaborados e cheios de ação.
Depois basta você desenhar em cada página  um pedacinho da ação, por exemplo, se você quer desenhar uma árvore cresendo, basta começar com o desenho da linha que representa o chão;  em seguida um galhinho brotando. Nos desenhos seguintes o galhinho cresceria, então surgirá as primeiras folhinhas bem pequenas; nos desenhos seguintes o galho e as folhas creceriam e surgiram novas folhinhas. Até o galhinho se tornar um tronco largo com uma copa grande e viçosa.
Uma outra dica é você tomar cuidado para que quando  for desenhar um personagem ou objeto,  ele esteja sempre no mesmo lugar em todas as paginas, a não ser que vc queira que ele se mova pelo papel. E se não tiver a intenção de fazer algo crescendo ou diminuindo deve tormar cuidado para manter também o tamanho dos desenhos iguais em todas as folhas.




















Construa seu próprio flipbook
http://www.fun-with-pictures.com/support-files/valentine-flipbook.pdf

4 comentários:

  1. Olá Hugo!

    Mas você tem coragem, hein?

    Eu já acho que ter UM blog dá trabalho, e você pega e cria TRÊS blogs!!!!!!!!!
    E o pior é que os três possuem um conteudo interessante.....

    Vou já colocar o blog de animação na minha lista também.

    Parabéns e boa sorte.

    Sayuri

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Sayuri, sou intenso assim, não consigo ficar só com um assunto, rsrsrsrs....Grato por aderir a este blog também. Abração.

    ResponderExcluir
  3. meu Mestre kkk , Parabéns mais uma vez pela iniciativa de repassar o conhecimento , isto quem tem te tornado sábio , diante das frustações da vida ... Vc e meu exemplo! obrigada por tudo ..... kkk lembro do Flip rsrs como me fazem falta essas aulas de conhecimento que so vc ministra , aiii como eu queria voltar ao tempo ...... Luana Katielly

    ResponderExcluir
  4. Bacana Muito bom o blog vou recomendar aos meus alunos, estamos trabalhando com imagem em movimento e será bastante útil para o grupo.

    Flavio Camargo

    ResponderExcluir