quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mas afinal, como funciona a produção de uma animação?

Que trabalho há por trás desses desenhos? Qual a seqüência que um filme é produzido? Vamos ver como foi feito passo-a-passo o filme Monstros S.A. para que você tenha uma noção:

1) Benchmarking

O autor de uma idéia primeiramente debate-a com outros colegas, tentando agregar o máximo de sugestões possíveis para viabilizar o filme, verificando se é possível e se atrai audiência.


2) Rascunho



Depois da troca de idéias, é feito um rascunho que mostra sobre o que se trata o filme. Este rascunho servirá tanto para o roteiro como para o storyboard.

3) Storyboards









O storyboard é como se fosse uma história em quadrinhos, onde se conta toda a história, planejando-se o cenário e os diálogos dos personagens. São feitos vários storyboards, onde cada um ganha um roteiro.

4) Voz









Você achava que primeiro fazia o desenho para depois colocar a voz? Na-na-não! Primeiro os desenvolvedores do filme fazem um “rascunho dos diálogos”. Depois, os atores responsáveis pelos personagens gravam suas falas e um estúdio baseado nestes “rascunhos”, geralmente precisando gravar a mesma fala várias vezes, onde as melhores são selecionadas.

5) Passando para o computador

É chegada a hora de jogar os desenhos da storyboard para o computador, digitalizando-os e colocando em seqüência, ficando próximo de como o filme vai ficar ao final do processo.


6) Os artistas são convocados 















É chegada a hora de os designers darem o ar de sua graça. 
Eles são convocados para desenhar os personagens, as locações, os ambientes e paisagens do filme, dando cores a eles.

   

7) Modelagem
 

Nesta fase são feitos bonecos reais dos personagens esculpidos à mão, assim como as maquetes dos sets de filmagem. Posteriormente, estes modelos serão também modelados em 3D no computador. Um personagem pode chegar a ter 100 modelos diferentes para a o seu rosto! Também são desenhados em 3D os ambientes do filme, objetos e paisagens. 


8) Simulação de câmera
Sim, a posição da câmera também deve ser simulada, e cada cena é capturada de vários ângulos, de forma a se escolher os melhores.




9) Movimento
Enfim, eles se movimentam. Mexem, remexem, definem expressões, características… tudo isso graças a um software próprio para isso. Os movimentos são coreografados e ajustados pelos animadores.



10) Texturas e cores
Agora são adicionadas texturas, como pêlos, pele, cabelos, fluidos… as sombras também são adicionadas, acompanhando o ritmo de movimento de personagens e objetos.


11) Luzes

Baseado nos desenhos dos designers, é adicionada a iluminação (brilho, contraste) adequada às cenas e ao ambiente. 

12) Renderização

Renderização é transformar todas estas informações (ambiente, cor, luzes, movimento, etc) em um único quadro de filme. Para isso, é exigido um computador bem potente para processar tantas informações. Para você ter uma idéia, cada quadro de filme corresponde a 1/24 segundos do filme e leva entre 6 e 9 horas para ficar pronta!


13) Toque final











Para finalizar, são adicionados os sons, músicas, vozes e efeitos especiais. Depois o filme é gravado e vai para os cinemas, onde todos podemos ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário